CURSOS

Ao longo dos anos, foram realizados diversos eventos pelo grupo com o intuito de compartilhar e absorver conhecimentos produzidos nacional e internacionalmente.

A Conferência Internacional Itália-Brasil atualmente se encontra na 3ª edição, sendo sediada duas vezes na Itália (2015 e 2017) e uma no Brasil (2016). O evento tem a intenção de aprofundar as pesquisas acerca das convergências e divergências nos diversos ramos das leis brasileira e italiana. Dessa forma, buscam-se conexões acadêmicas que possam promover maior integração dos estudos jurídicos em instituições educacionais de renome em ambos os países.

A partir do feedback dos alunos da faculdade, o GPDE e o GPI constataram que, apesar do alto interesse em produzir, os alunos de graduação também possuíam elevado nível de dificuldade em promover pesquisas acadêmicas. Visando remediar essa situação, foram realizados 6 cursos de extensão: desde 2013, 5 sobre Direito Econômico e Desenvolvimento e; em 2018, 1 sobre Propriedade Intelectual. O objetivo principal é propiciar, aos interessados e aos alunos de graduação da Faculdade de Direito da UFMG, os primeiros contatos com técnicas de pesquisa e os conceitos básicos necessários que serão efetivamente utilizados para o desenvolvimento das pesquisas nas respectivas áreas de conhecimento de interesse. Consolidadas essas bases, os grupos têm a intenção de gerarem cada vez mais pesquisas acadêmicas de qualidade e relevância.

Além dessas atividades supracitadas, o grupo promoveu 3 seminários sobre economia e Direito, entre 2011 e 2013. O Seminário Internacional de Direito Econômico e Análise Econômica do Direito destaca-se pela promoção do debate sobre a Análise Econômica do Direito e seus principais desafios na ordem econômica global contemporânea. Os eventos tiveram como propósito a promoção da discussão científica dos fenômenos jurídico-econômicos contemporâneos, facilitar o intercâmbio internacional de conhecimento de técnicas de análise econômica do direito e divulgar proposições científicas de estudos da realidade com base na análise econômica do direito. Os seminários contaram com parcerias entre instituições como a AMDE e a ESAF.